Tecnologia, Ciências e Pesquisa

FeiraInov2.2

Projeto Água

Projeto desenvolvido, anualmente, pela Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, visando trabalhar o consumo consciente da água e a observação de sua presença constante em nosso dia a dia. Trata-se de uma atividade que busca direcionar o olhar das crianças para a importância desse recurso hídrico e para o despertamento de atitudes sustentáveis, pois desde pequenas, elas estão abertas para aprender e adquirir novas ideias e comportamentos.

Estratégias múltiplas são empregadas durante o projeto: pesquisas, envolvimento da família para ajudar os filhos na leitura e compreensão dos textos, levantamento de curiosidades sobre a água, realização de experiências, troca de informações, leitura de textos pela professora, etc. Aos poucos, as crianças vão adentrando no mundo da água e ficando cada vez mais instigadas a conhecer suas propriedades e a desvendar suas riquezas e benefícios.

Todo material produzido – cartazes, desenhos, maquetes, pinturas, etc – é reunido em uma linda exposição, aberta para toda a escola e para os pais. Assim, nossos pequenos se sentem valorizados e muito felizes por todas as aprendizagens e conquistas alcançadas.

Feira INOVI

INOVI é a Feira de Matemática, Ciências, Tecnologia, Cultura e Cidadania do Ensino Fundamental Anos Finais, que tem como objetivo apresentar a produção dos alunos com base em seus aprendizados e experiências obtidas nessas áreas disciplinares. As atividades são bem diversificadas e incluem trabalhos de montagem, de investigação da realidade, de apresentação de informações científicas e projetos sociais.

Em Matemática, várias atividades são contempladas: barracas de venda de pequenos produtos para os alunos exercitarem os cálculos e aprenderem tomar decisões inteligentes; cálculos do IMC para estimular a alimentação saudável; jogos didáticos e interativos; pentaminós; desafios de raciocínio lógico; cálculos mentais com números inteiros; dominó das frações; trabalhos sobre Álgebra; etc.

Em Ciências, geralmente, emergem temas considerados assuntos atuais e de grande importância para o planeta, como sustentabilidade, biomas, animais em extinção, e outros. Nossos alunos são estimulados a pesquisar, a desenvolver atitudes responsáveis e a buscar soluções práticas que promovam a construção de um mundo melhor para viver.

O enfoque no ser humano é sempre destacado, ou seja, busca-se promover um direcionamento do olhar do aluno para si mesmo, abordando-se o autocuidado, a prevenção de doenças, etc. Também são apresentados projetos com o uso da tecnologia, demonstrando como ela pode transformar nosso dia a dia e, no campo artístico, releituras de obras de arte estampam nossa diversidade cultural e consciência ambiental

A FEIRA INOVI é, portanto, uma oportunidade de demonstrar o quanto nossos estudantes estão aprendendo, usando a criatividade para transformar, progredindo em seus conhecimentos e fazendo a diferença!

CETCAV: Mostra de ciências e tecnologia

Nossos estudantes apresentando seus projetos de pesquisa no PIC JÚNIOR – Projeto de Iniciação Científica da UNIMAR

CETCAV Destaque

O Colégio Água Viva disponibiliza, no Ensino Médio, a disciplina “Iniciação Científica e Metodologia de Pesquisa” para estimular a pesquisa do jovem estudante. Todos os projetos e trabalhos produzidos nesse contexto são apresentados no CETCAV – Mostra de Ciências e Tecnologia do Colégio Água Viva, evento que acontece no próprio colégio e é considerado o ponto alto de toda a jornada de pesquisa de nossos estudantes.

O principal objetivo do CETCAV é valorizar o talento e a dedicação dos estudantes e promover ativamente a cultura da iniciação científica em nosso meio. Para incentivar, os melhores trabalhos são premiados. Mas não para aí. Os estudantes fazem banners contendo um resumo de seu projeto, em consonância com as diretrizes acadêmicas e os apresentam em outros eventos, como o PIC JÚNIOR – Projeto de Iniciação Científica da UNIMAR.

Acreditamos que cada projeto de pesquisa elaborado é uma oportunidade de incentivar a curiosidade, a pesquisa e o pensamento crítico de nossos alunos, sendo o CETCAV um momento de celebrar o esforço, a inovação e o conhecimento adquirido por eles.

OBMEP/CANGURU

OBMEP: Olimpíada Brasileira de Matemática

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional realizado anualmente desde o ano de 2005, dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras. A competição visa estimular o estudo da matemática, identificar talentos na área e também promover a inclusão social através da difusão do conhecimento.

Nossos alunos são incentivados a participarem da olimpíada para desenvolver as habilidades na área, além de receberem medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa para os alunos com melhor desempenho na competição. Professores, escolas e Secretarias Municipais de Educação também recebem prêmios.

CANGURU: Olimpíada de Matemática – Educação Fundamental Anos Iniciais

O Concurso Canguru de Matemática é uma competição anual internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais até os da 3ª série do Ensino Médio.

Nossos alunos também são incentivados a participar por alguns motivos:
  • Incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos.
  • Favorecer o estudo de maneira interessante e contextualizada, aproximando os alunos do universo da Matemática.
  • Estimular a capacidade dos alunos de obter prazer e satisfação intelectual na resolução de problemas de Matemática pura ou aplicada.

Projeto "Cesta Básica"

Auxiliados pela professora de Matemática, os alunos do 8º ano fazem uma visita a um supermercado logal para calcular custo dos alimentos em relação com salário mínimo, fazendo-se análise das implicações sociais e econômicas.

Projeto "Feirinha"

Venda de produtos para desenvolvimento das habilidades de cálculos matemáticos, de formulação de troco e aferição do lucro.