Mentoria

Mentoria Anos Finais

Projeto de Mentoria (questões emocionais dos alunos, mediação de conflitos, organização da rotina, projeto de vida, etc) para alunos dos anos finais e Ensino Médio.

Projeto de Vida (EM)

Jornada de Desenvolvimento Socioemocional

Acreditamos que a educação vai muito além de seguir um programa técnico. Por isso, no Colégio Água Viva, empreendemos uma jornada de desenvolvimento das competências socioemocionais, que explora as habilidades fundamentais para garantir aos alunos um futuro de excelência.

Desde o Ensino Infantil, as crianças aprendem a se conhecer, a se relacionar, a se respeitar, a descobrir o mundo, a lidar com seus sentimentos por meio de atividades lúdicas, brincadeiras, contação de histórias, músicas. Isso as conduz gradativamente a um crescimento pessoal, intelectual e emocional.

No Ensino Fundamental, o programa socioemocional é embasado no material UNO Educação: “Aprender a Ser”, “Aprender a Fazer” e “Aprender a Filosofar”, que focaliza a autogestão emocional, a empatia, o autocuidado, a tomada de decisões, o trabalho em equipe, a resolução de conflitos e o despertar da curiosidade. Nos Anos Iniciais, o programa é complementado por projetos educativos, como o Sábado Vivo e as aulas de Educação Cristã, que trabalham, entre outros, identidade, propósito e valores.

Nos Anos Finais, as aulas de Mentoria, além de abordarem as habilidades mencionadas, tratam de questões sociais e globais, buscando desenvolver a análise crítica das informações, a busca por soluções criativas e o senso de cidadania.

No Ensino Médio, a disciplina “Projeto de Vida” está alinhada com o programa de educação socioemocional do colégio, ao explorar áreas como autoconhecimento, identidade, cultura juvenil, sustentabilidade, tecnologias e o mundo do trabalho, para incentivar os alunos a refletir sobre si mesmos, sobre seus interesses e sobre sua carreira.

Portanto, o colégio investe em uma rica jornada socioemocional, que visa dar suporte aos alunos para construírem um futuro brilhante. Equipados com essas competências, estarão mais preparados para lidar com o estresse proveniente dos desafios diários, para enfrentar novas situações com equilíbrio, para encontrar soluções criativas diante dos complexos desafios, para ser pessoas resilientes, conscientes e responsáveis, alcançando todos os seus objetivos e prosperando em todas as áreas de sua vida.