SISTEMA DE ENSINO UNO

SISTEMA DE ENSINO UNO INTERNACIONAL
O Colégio Água Viva utiliza o Sistema de Ensino UNO Internacional pelas possibilidades que apresenta para garantir maior interatividade no ensino, promover mais significação aos conteúdos e potencializar a aprendizagem de nossos alunos.
Esse material se organiza em torno de dois eixos principais: levar os alunos a adquirir novos conceitos científicos e capacitá-los a usar seus conhecimentos para intervir em nossa sociedade, como cidadãos reflexivos, participativos e transformadores, em detrimento da passividade e alienação. É um modelo educativo que atende aos pressupostos educacionais da escola: desenvolver o raciocínio lógico dos alunos e despertar seu interesse pela investigação e pesquisa científica.
O UNO Internacional é inovador. Está firmado em parcerias com várias empresas e instituições, consideradas referências mundiais em tecnologia,  educação, bilinguismo, avaliação e formação, cada uma delas trazendo sua contribuição para uma área específica. Destacam-se:
O nosso modelo educativo está assentado nos 5 pilares da educação da Unesco: Ser, Fazer, Conhecer, Conviver, Transformar.
Utilização de IPADs em salas de aula, trazendo a atmosfera digital para o ambiente escolar, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais  atraente aos alunos. Acesso a uma rica plataforma com conteúdos multimídia e aplicativos educacionais desenvolvidos pela tecnologia Apple.
Aulas interativas e desenvolvimento da criatividade pelo acesso aos conteúdos educacionais  do  Discovery Education, Animal Planet e  WWF, enriquecendo a aprendizagem com conteúdos em vídeos sobre temas tecnológicos, científicos, culturais e históricos.
Programa de Aprendizagem Bilíngue (BE) com aulas semanais em inglês funcional para aquisição e desenvolvimento da língua por meio do desenvolvimento das seguintes habilidades: reading, writing, speaking e listening. Certificação TOEFL por meio da parceria com a English Testing Systems (ETS), mediante aplicação de avaliação para medir a proficiência em inglês dos alunos, no 5º e 9º ano.
O Colégio também conta com um dispositivo de avaliação institucional, ao qual se submeterá regularmente. Mediante parcerias com essas instituições, os alunos passam por avaliação  processual dos níveis de aprendizagem, diagnóstico das habilidades intelectuais e avaliação da competência leitora, lógico-matemática, de acordo com as matrizes do Lexium e Pisa.
Pais e educadores também participam de avaliações constantes, para o fortalecimento da aprendizagem do nosso Colégio.
As salas de aula estão equipadas de projetores multimídia HD e Apple TV para que os alunos, com seus tablets, executam atividades específicas como simulações, pesquisas, exercícios e até mesmo avaliações.
Tais tecnologias não excluem as atividades regulares, que continuam acontecendo, como a utilização de apostilas, livros e cadernos. Vale ressaltar que a incorporação de  novos recursos  não significa apenas trazer  inovação ao ambiente escolar. Trata-se de uma ferramenta de aprendizagem que possibilita desenvolver habilidades intelectuais e cognitivas, levando o indivíduo ao desabrochar das suas potencialidades, de sua criatividade, de sua inventividade.  São caminhos abertos para desenvolver ainda mais todas as competências de nossos alunos e torná-los cidadãos preparados para enfrentar  as demandas do século XXI.
A informática educativa não salva o ensino: ela não substitui a inteligência e a criatividade que são inerentes ao ser humano, apenas as desenvolve.