PROPOSTA PEDAGÓGICA

A proposta pedagógica se baseia nos pressupostos da visão sócio-histórica, que consideram o contexto histórico e a interação social como propulsores do ensino. Trabalha-se com as diferentes áreas do conhecimento, a saber – Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Educação Física, Arte, Línguas estrangeiras (Inglês e Espanhol), Música e Informática, fundamentando-se na concepção interdisciplinar do conhecimento e na construção de uma consciência crítica em relação à realidade física e social.
Baseada no Sistema Educacional Nacional (SE), a proposta se organiza em torno do desenvolvimento das habilidades e competências intelectuais, matemáticas, linguísticas e emocionais, de maneira contextualizada e ampliada por projetos interdisciplinares.

Nessa concepção de ensino e aprendizagem, o aluno é estimulado a observar, analisar, tomar decisões, levantar hipóteses e testá-las, organizar suas aprendizagens, fazer associações e (re)aplicar o conhecimento   em  contextos diversos a fim de serem capazes de construir  seu próprio conhecimento e se tornarem sujeitos culturais autônomos.

Os Temas Transversais recebem atenção especial para instrumentalizar nossos alunos a analisar o mundo e as transformações que ocorrem à sua volta, desenvolvendo sua consciência social e ética e os capacitando para o exercício da cidadania.

O trabalho em grupo é uma ferramenta-chave para promover a construção e a reelaboração conhecimento.
A avaliação ocorre durante todo o processo de ensino e aprendizagem (avaliações regimentais realizadas todas terças feiras) e não apenas no fechamento das grandes etapas (trimestres), sendo realizada por meio de instrumentos diversificados e pela observação sistemática – assim, estimula-se o hábito de estudo, o compromisso e a responsabilidade dos alunos com sua própria aprendizagem.